Rastreamento dos correios - Opencart
Para cada pedido realizado na loja poderá ser atribuído (Cadastrado) um ou mais código de rastreio para ele com isso a cada novo status dos correios ex.: Postado, Encaminhado etc. será enviado um e-mail para o cliente que realizou o pedido informando sobre o processo do pedido. Na página de visualização do pedido, também exibira um gráfico informando o status da encomenda de forma bem detalhada e com um visual atrativo. Também é possível gerar etiquetas para ser utilizado nas encomendas, o qual facilita o processo de embalar e empacotar os produtos. Todas as configurações e dependências são configuradas no Opencart e em sua hospedagem.
  • Configurar cada etapa ou estado dos correios a seu gosto com seu titulo e imagem;
  • Configurar html do e-mail informando código de rastreio, grafico nome, número do pedido, etc;
  • Configurar status para atualizar o pedido quando status dos correios for Entrega Efetuada.
  • É possível gerar etiquetas para seu pedidos.
  • Importação de CSV com códigos de rastreio para os pedidos.
  • Relatórios dos status dos pedidos;
  • Visualizar configuração do e-mail antes de salvar.
  • Alimentação dos parâmetros de status para que possa ser configurado ícone e imagem para o mesmo posteriormente.
  • 1.5.x
  • 2.0.x
  • Ter vqmod instalado na loja versão 2.3.x ou superior nas versões abaixo da 2.0 do Opencart
  • Ter acesso a agendar tarefas no Crontab (Cron) de sua hospedagem.

1) Realizar o downlaod dos arquivos zip. 2) Extrair ele em uma pasta, em nosso exemplo estaremos salvando os download em nossa Area de Trabalho do Computador (Desktop). – Clicamos com o botão direito do mouse em cima do arquivo do modulo Rastreamento_v3.0_www.seudominio.com.zip e clicamos em extrair para Rastreamento_v3.0_www.seudominio.com.zip – Assim criamos a pasta com os arquivos do módulo ao descompactarmos o arquivo .zip 3) Com o seu programa de ftp conectado em sua hospedagem, realizamos o upload dos arquivos para a pasta raiz onde esta os arquivos do Opencart. No exemplo estamos usando o programa FileZilla. – No lado direito acessamos nossa área de trabalho até a pasta do módulo de Rastreamento que foi criada no passo anterior. – No lado esquerdo deixamos na pasta onde estão os arquivos raiz da insstalação de sua loja. – Selecionamos todos os arquivos clicamos com o botão direito do mouse e selecionamos upload e aguardamos até que todos os arquivos sejam enviados. 4) Após realizar o upload dos arquivos realizamos o acesso no painel de administração do Opencart, e acessamos o menu Extensões > Módulos e procuramos porRastreamento de Objetos Correio e clicamos em instalar. – Após o módulo estar instalado acessamos seu painel clicando em editar.

Região Geográfica: – Define qual a Região para as funcionalidades do módulo ficarem ativas, geralmente definimos a opção “Todas as regiões”. Situação: – Habilitada ou desabilita o módulo e suas funcionalidades. Status do pedido para Entrega Efetuada: – Quando status dos correios for igual a “Entrega Efetuada” o status do pedido será atualizado para o status que foi definido neste campo. Enviar copia dos e-mails enviados para o cliente com mudança de status para o administrador da loja : – Quando habilitado envia uma cópia do e-mail enviados ao cliente para o administrador da loja. Gravar log dos e-mails enviados: – Quando habilitado cria registros no banco para cada e-mail enviado. Adicionar Histórico quando pedido tiver status “Entrega Efetuada”:: – Quando habilitado adiciona no histórico do pedido que a entrega do pedido foi Efetuada.

Mensagem E-mail: – Neste campo pode ser colocado qualquer texto, imagem, descrição que deseja levando em consideração apenas as tags para para o seu funcionamento. – Cada tags é responsavél por adicionar um determinado texto no corpo do email ex.: a tag {{%ordernumero%}} ao ser enviado o e-mail para o cliente é no lugar ira ser informado o número do pedido. Utilização das Tags: {{%status%}}: Status da encomenda. {{%ordernumero%}}: Informado número do pedido. {{%storename%}}: Nome da Loja. {{%fisrtname%}}: Primeiro nome do cadastro do cliente. {{%lastname%}}: Segundo nome do cadastro do cliente. {{%payment_address%}}: Endereço informado no pagamento. {{%shipping_address%}}: Endereço informado no cadastro do cliente. {{%shipping_method%}}: Metodo de envio Ex.: Sedex, PAC, etc. {{%comment%}}: Comentário Feito no pedido. {{%valortotalpedido%}}: Valor total pedido. {{%date_added%}}: Data do pedido. {{%tabeladetalhada%}}: Lista tabela com todos os status registrados.

– Por padrão o modulo cria 4 status que podem ser alterados ou editado conforme o a seu gosto. – Para adicionar um novo status ou editar os existentes devemos seguir os passos a abaixo: 1 – Para adicionarmos um status devemos clicar no botão “Adicionar” localizado logo abaixo do ultimo status na parte inferior direita da lista. 2 – clicamos no link “Procurar” e ao abrir o Gerenciador de Imagem selecionamos a imagem que desejamos para o status. Por padrão o modulo já vem com algumas imagens que estão dentro da pasta statusCorreios no diretório. 3 – Após selecionarmos as imagens definimos a Altura e a Largura em px para a imagem, Prenchemos o campo Titulo e o selecionamos o status dos correios correspondente. e Clicamos em Salvar ao lado do botão “Adicionar”

Para que o módulo funcione de forma automátizada dever ser adicionado uma tarefa para ser executara de tempo em tempo no servidor de hospedagem. No exemplo estamos usando uma hospedagem com Cpanel o qual devemos clicar em Tarefas Cron ou CronTab. Por padrão o Cpanel tem algumas configurações comuns que podemos usar geralmente definimos para que seja executado de 1 em 1 hora o comando a ser definido. Para isso basta selecionar no campo Definições Comuns a opção Uma vez por hora (0 * * * *). – No campo Comando Adicionar a linha a abaixo alterando o texto seudominio pelo dominio da loja. Após é só clicar em Adicionar novo trabalho Cron Comando: wget http://www.seudominio.com.br/index.php?route=module/rastobjcorreios -O – > /dev/null 2>&1

– Após o Cron ser executado e caso o código de rastreio apresente status eles iram aparecer nos pedidos tanto no painel de administração em detações dos pedios na aba Cód. Rastreio quanto na Visualização do pedido para o Cliente.

Acessamos a listagem: – Menu Vendas -> Pedidos. – Selecionamos os pedidos que desejamos criras as etiquetas marcando os checkbox. – Após selecionar os pedidos é só clicar no botão “Gerar Etiquetas Correios”. Irá abrir uma nova abra ou janela em seu navegador com as etiquetas em tela.

  • Progresso desenvolvimento 100%